Recuperando Comunidades: transformações nos modos de habitar

14/06

16:00 - 18:00

A Comunidade Dedo Verde inaugura um ciclo de conversas que pretende trazer novas perspectivas sobre as formas de pensar e viver em sociedade.
Convidamos Lilian Avivia Lubochinski para nos inspirar com sua visão sobre alguns temas, como: reordenamentos espaciais e a crise climática, aldeias colaborativas, ecovilas e co-lares, entre outros. 
Estar na presença desta anciã e escutá-la é sempre uma possibilidade de criar novos insights e expandir a consciência, além de muito divertido e prazeroso pelo modo em que apresenta suas idéias.

A trasmissão será via zoom e enviaremos o link por email no dia 13/06 para os que se inscreverem.

A contribuição é voluntária.

Inscrições encerradas.
Contribuições voluntárias aqui

Sobre Lilian

Lilian A. Lubochinski é arquiteta urbanista formada pelo Technion em Israel em 1975 quando se iniciou nos estudos de gerontologia.

Em 1967, viveu em um Kibutz. Introduziu o tema das soluções espaciais para o envelhecimento no Brasil durante o 8º. Congresso Nacional de Geriatria e Gerontologia, em 1988. Pensadora e pesquisadora das transformações sociais ligadas ao campo hoje denominado de Commons, que trata do bem comum, foi autora de vários sistemas regenerativos através da inclusão de ações sistêmicas resultando em transformações topológicas, ou situacionais criando uma ampliação das possibilidades relacionais e subjetivas. Esta trajetória atravessa o projeto do campus da ENFF do MST, passando por ações em albergues para pessoas em situação de rua e o desenho de novos assentamentos da reforma agrária com participação ativa da comunidade e dos territórios implicados. Um plano diretor para uma pequena cidade na Serra da Mantiqueira foi elaborado a partir das vozes de um grande número de seus habitantes que quando sistematizadas revelaram verdadeiros ensinamentos de cultura regenerativa. Arquiteta de vários projetos de edificações, casas particulares e escolas.

Lilian é Facilitadora Certificada de Cohousing para Idosos. Desde 2014 dedica-se a mentorias, consultorias, palestras e facilitação de grupos que desejam dar início a um cohousing. Através de sua empresa Situação Arquitetura elabora projetos, presta consultoria e ministra palestras e cursos.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube